Tel: 96 239 3028
E-Mail: [email protected]
Consultas Online: Skype
Membro Efetivo Ordem dos Psicólogos Portugueses
Cédula Profissional Nº 13770
 

QUEM SOU

img509

A Dra. Teresa Soares Tupholme é Psicóloga Clínica e Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com Cédula Profissional Nº 13770.

Formou-se em Psicologia Clínica na Universidade de Witwatersrand (Bsc Hons Psychology & Maths).

Completou também o seu Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Núcleo da Psicologia da Saúde e da Doença, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação na Universidade de Lisboa, sendo o tema da sua Dissertação de Mestrado:
“ Qualidade de Vida e Estratégias de Coping dos Pacientes Oncológicos”.

Este estudo foi apresentado pela Dra. Tupholme no Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa nos dias 16 a 18 Abril de 2009, organizado pela Sociedade Portuguesa de Saúde e Comportamento e apoiado pelo International Society of Behavioral Medicine.
Este estudo também foi apresentado no 11º Congresso Internacional da IPOS (International Psycho-Oncology Society) em Vienna, Áustria nos dias 21 a 25 de Junho de 2009 e no 23º Congresso Internacional da EHPS (European Health Psychology Society) em Pisa, Itália nos dias 23 a 26 de Setembro de 2009.

A Dra. Tupholme trabalhou na Clínica da Dor do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E, onde teve como principais funções dar apoio psicológico aos pacientes e aos seus familiares e despistar a existência de psicopatologia ou outras situações que podiam interferir negativamente na adaptação dos pacientes e seus familiares à situação da doença.

Trabalhou com uma equipa multidisciplinar, constituída por vários médicos (anestesistas, especialistas de medicina interna e neurologia), enfermeiras e auxiliares de acção médica. Nesta equipa foi essencial demonstrar que a sua presença era muito importante no âmago da melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos pacientes. Particularmente, mostrar a estes profissionais, que o sofrimento dos pacientes oncológicos que se dirigem à Clínica da Dor é muitas vezes canalizado para emoções negativas, capazes de se alargarem a perturbações da ansiedade e depressão. É notória a necessidade de psicólogos integrados neste serviço, principalmente quando se considera uma taxa de 90% de casos de depressão em pacientes integrados neste contexto.

Ao longo do seu trabalho na Clínica da Dor, houve uma enorme aceitação e um à vontade e satisfação por parte dos seus pacientes que foi crescendo de sessão para sessão. Perante uma situação de sofrimento contínuo e permanente como a dor, tornou-se muito importante ajudar os pacientes a serem autónomos e pró-activos no seu confronto com a dor e sofrimento diários, sempre estimulando a auto-estima e a valorização de si próprio, reduzindo os sentimentos de culpa, melancolia, ansiedade, desvalorização pessoal e relacional, e ajudando os pacientes e respectivos cuidadores a terem mais autonomia e a evitarem a perda de controlo ao maximizarem o bem-estar e qualidade de vida a todos os níveis da sua existência.

Destaca-se positivamente a procura, por parte de outros profissionais, de formas de complementar o seu trabalho, nomeadamente através de métodos de base psicológica como as Técnicas de Relaxamento.

A certa altura começaram a ser os médicos, mais do que os próprios doentes e cuidadores, a sugerirem a prática desta técnica a pacientes com determinadas características. Este tipo de recomendação médica mostrou-se uma peça chave à multidisciplinaridade desta equipa, contribuindo para uma integração mais eficaz e completa do seu trabalho enquanto Psicóloga na Clínica da Dor.

“De um ponto de vista pessoal ver o alívio no rosto de muitos dos utentes e cuidadores que acompanhei mostrou-se a minha maior e melhor fonte de motivação. É preciso assumir verdadeiramente a fragilidade da nossa condição humana, os nossos limites, para depois, como profissionais, pôr o melhor de nós ao serviço dos doentes e das famílias que necessitam. Se mais do que trabalhar com doenças trabalhei com doentes então, o mais importante do meu trabalho enquanto Psicóloga na Clínica da Dor, foi sem dúvida alguma, os pacientes que passaram pelo meu acompanhamento psicológico. Estas pessoas tocaram-me e influenciaram de forma profunda a minha visão do indivíduo, da família, da comunidade e do mundo.” Dra. Teresa Tupholme


Atualmente a Dra. Teresa Tupholme colabora na equipa do Urologista Dr. José Manuel Reis Santos na Uroclínica, onde dá consultas de Psicologia e Hipnoterapia, tendo realizado dezanove formações intensivas em Hipnose Clínica, incluindo a Especialização em Hipnoterapia Médica. É Terapeuta da Associação Internacional de Terapeutas, IACT com sede nos Estados Unidos e continua a utilizar as técnicas de relaxamento e hipnose clínica no apoio aos doentes oncológicos, dando continuidade ao trabalho anterior na Clínica da Dor do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e utilizando as técnicas de relaxamento e hipnose clínica no apoio aos doentes oncológicos e providenciando aos pacientes meios para lidar com os sintomas da própria doença; a dor e os sintomas específicos relativos aos sistemas orgânicos, e sintomas gerais como o cansaço, o mal-estar, a irritabilidade e a insónia.

A Dra. Tupholme também acompanha os pacientes do Dr. José Manuel Reis Santos internados no British Hospital Lisbon XXI, ex-Instituto de Urologia, sendo uma das Instituições Hospitalares nacionais mais diferenciadas na prestação privada de serviços de saúde em regime ambulatório e de internamento.

É ainda Docente na Licenciatura de Gerontologia Social na Escola Superior de Educação João de Deus, leccionando a Unidade Curricular de Retrogénese Psicomotora e Cognição, sendo também Orientadora dos Estágios Curriculares dos alunos do 1º 2º e 3º ano da Licenciatura em Gerontologia Social.

Adicionalmente está envolvida no projecto inovador de investigadores que em 2012 criaram e desenvolveram um Rodapé Inteligente® com vista a facilitar a mobilidade e a segurança dos indivíduos idosos e que proporciona segurança e bem-estar aos idosos com défices cognitivos, em particular aqueles que apresentam sinais de Alzheimer. Ao incorporar instrumentos musicais e instrumentos luminosos (raios laser e lâmpadas de Snoezelen) este rodapé inteligente permite fazer o resgate cognitivo dos idosos e proporcionar o bem-estar.

 FORMAÇÕES COMPLEMENTARES, CONVITES E APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS EM CONGRESSOS:

–> Dezembro de 2012, convidada pela Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias para leccionar o Módulo Curricular “Aspectos Psicológicos do Envelhecimento, Resiliência e Envelhecimento e Terapias Complementares no Envelhecimento” na Pós-Graduação para Qualificação Académica e Profissional em Enfermagem de Cidadãos com Currículo Não Nacional.

–> Dezembro de 2012, apresentação da comunicação “ Melhorar a Qualidade de Vida de Idosos com Demência através de um Rodapé Inovador de Estimulação Multissensorial, no III CONGRESSO INTERNACIONAL DE GERONTOLOGIA E GERIATRIA, organizado pela Escola Superior de Educação Joaõ de Deus e realizado durante o Portugal Maior – Encontro Internacional para o Envelhecimento Ativo, na FIL.

–>Dezembro de 2012, participação na qualidade de Membro da Comissão Científica, no III CONGRESSO INTERNACIONAL DE GERONTOLOGIA E GERIATRIA, organizado pela Escola Superior de Educação Joaõ de Deus e realizado durante o Portugal Maior – Encontro Internacional para o Envelhecimento Ativo, na FIL.

–> Novembro de 2012, convidada pela Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias para realizar uma Palestra sobre “ A Hipnose e Dor” no Seminário das Terapias Complementares, realizado na Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias.

–> Novembro de 2012, participação no Concurso Nacional de Inovação BES, 8ª Edição (participação através do Projecto Inovador do Rodapé Inteligente® mencionado mais acima).

–> Setembro de 2012, convidada pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro para realizar uma Palestra e Workshop sobre “ A Depressão na Terceira Idade” nas Jornadas do Envelhecimento Ativo realizadas no Auditório da Igreja de Rio de Mouro.

–> Setembro de 2012 participação na “Apresentação dos resultados do Projeto “Idosos Isolados” realizado pela Junta de Freguesia de Carnide, local de Estágio de alunos do 1º ano da Licenciatura em Gerontologia Social no qual estive como orientadora.

–>Junho de 2012 participação na Formação sobre Empreendorismo e Gestão de Projectos realizada pela Ordem dos Psicólogos.

–> Junho de 2012, supervisora e tradutora no Curso Intensivo de Terapia Regressiva a Vidas Passadas (Curso Intensivo de Técnicas Avançadas de Hipnoterapia) realizado no Seminário Torre d’ Aguilha e ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–>Maio de 2012: Tradutora do Workshop “O Processo de Sabedoria do Corpo” realizado na Akademia do Ser (Paço de Arcos) pelo Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–>Maio de 2012 participação na Feira Social de Barcarena 2012 promovida pelo Centro Social Paroquial de Barcarena, local de Estágio de alunos do 1º ano da Licenciatura em Gerontologia Social no qual estive como orientadora.

–>Maio de 2012 participação num Workshop sobre o Bem-Estar Animal, Stress e Ética incluindo vários estudos na área da saúde com a intervenção de animais realizado pela Dra. Maria do Rosário no Lar do Penedo, local de Estágio de alunos do 1º ano da Licenciatura em Gerontologia Social no qual estive como orientadora. A formação constou em terapia com animais, visualização de uma apresentação sobre as vantagens das Terapias alternativas para idosos com cães. Interacção com dois cães treinados para lidarem com idosos, estiveram presentes alunos da pós-graduação do ISPA.

–>Maio de 2012, participação na Conferência “ Envelhecimento, Encargo ou Oportunidade Económica?” realizada pelo Banco Montepio no Sana Lisboa Hotel.

–>Abril de 2012, participação na Conferência sobre o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre as Gerações: Propostas e Desafios realizada pela Escola Superior de Educação Joaõ de Deus com a participação da Dra. Joaquina Madeira, Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimentos Ativo e da Solidariedade entre as Gerações, em Portugal e do Diretor da Escola Superior de Educação Joaõ de Deus, Prof. Dr. António Ponces de Carvalho no Museu João de Deus.

–> Fevereiro de 2012, convite para incorporar juntamente com outros autores, um Projecto Inovador de um Rodapé Inteligente® com vista a facilitar a mobilidade e a segurança dos indivíduos idosos que se apresentem ou não em cadeiras de rodas, uma ferramenta original, concebida com um sistema Snoezelen que incorpora uma grande variedade de tecnologias, incluindo efeitos de iluminação, cheiros de óleos essenciais relaxantes, bolas de texturas diferentes, música meditativa e imagens projectadas num ambiente envolvente. Este Rodapé Inteligente foi representado em Junho no Congresso sobre Gerontotecnologia ISG ISARC 2012 em Eindhoven na Holanda e em Novembro no CongressoInternacional de Envelhecimento Activo: Atravessando Gerações no Instituto Piaget de Viseu.

–>Janeiro de 2012, publicação de Artigo na Revista Americana “Unlimited Human” da Associação Internacional IACT (International Association of Counselors and Therapists). “How my dying patient experienced true unconditional self-love through hypnosis”.

Participação no Curso de Formação E-learning “Gerontopsicomotricidade” conduzido pela Dar + Serviços de Psicologia e Formação.

Convite para realização de Workshop sobre “Hipnose e Cancro” numa Palestra na Associação AMARA (Associação pela Dignidade na Vida e Morte).

–> Dezembro de 2011: convite pela Escola Superior de Educação João de Deus para falar sobre “A Ansiedade no Idoso” nas Primeiras Jornadas sobre Gerontologia da Natalis (Feira de Natal de Lisboa) – O sentido do envelhecimento e da solidariedade, organizada pela AIP – Feiras, Congressos e Eventos / Feiras FIL e pela Escola Superior de Educação João de Deus

–>Novembro de 2011: Publicação de Artigo na Revista Americana “Unlimited Human” da Associação Internacional IACT (International Association of Counselors and Therapists). “How my dying patient experienced true unconditional self-love through hypnosis”.

–> Novembro de 2011: Supervisora e Tradutora no Curso de Iniciação à Hipnose Clínica I no dia 9 de Novembro de 2011, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–> Novembro de 2011: Supervisora e Tradutora no Curso de Hipnose Clínica II nos dias 10, 11 e 12 de Novembro de 2011, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–> Novembro de 2011: Supervisora e Tradutora no Curso de Terapia Regressiva (Técnicas Avançadas de Hipnoterapia) nos dias 14, 15 e 16 de Novembro de 2011, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–> Novembro de 2011: Supervisora e Tradutora no Curso de Supervisão de Hipnoterapia no dia 17 de Novembro de 2011, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–> Junho de 2011: Supervisora e Tradutora no Workshop de Supervisão de Casos ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–> Abril de 2011: Publicação de Artigo na Revista Americana “Unlimited Human” da Associação Internacional IACT (International Association of Counselors and Therapists). Título do Artigo publicado: “A survivor’s experience of Cancer”.

–> Março de 2011: Supervisora e Tradutora no Curso de Hipnose Clínica I nos dias 17, 18 e 19 de Março de 2011, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–> Março de 2011: Supervisora e Tradutora no Curso de Especialização em Hipnoterapia Médica – nos dias 21, 22 e 23 de Março de 2011, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–> Janeiro de 2011: Entrevista dada aos alunos do 3º ano da Licenciatura em Gerontologia Social sobre o cuidar em fim-de-vida.

–> Certificação de Especialização em Hipnoterapia Médica pela International Medical and Dental Hypnotherapy Association. 

–> Dezembro de 2010: Participação no Curso de Formação e-learning de “Intervenção Psicológica na Terceira Idade” conduzido pela Dar + Serviços de Psicologia e Formação.

–> Dezembro de 2010: Participação no I Seminário de Investigação em Psicologia da Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa, nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2010.

–> Novembro de 2010: Supervisora e Tradutora no Curso de Hipnose Clínica II – Hipnoterapia Interactiva, nos dias 25, 26 e 27 de Novembro de 2010, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

Supervisora e Tradutora no Processo de Body Wisdom: Acordando o Curador Interno, nos 29 e 30 de Novembro e 2 de Dezembro de 2010, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

–>  Outubro de 2010: Participação no ONCOforum 2010, organizado pela Organizado pela Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão de Saúde e realizado na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 7 e 8 de Outubro. Este ONCOFórum, contou com a presença de diversos profissionais da área oncológica quer na vertente clínica, quer na vertente de gestão, com especialistas e convidados reputados, como o Dr. Francisco Gouveia, o Dr. Nuno Miranda, Director Clínico do IPOLFG, E.P.E., a Dra. Ana Maria Girão, a Dra. Ana Teixeira, o Dr. João Pedro Travassos Pimentel, Dra. Purificação Tavares. Incluindo também uma sessão com o tema “ Direitos e Deveres dos Pacientes – A Iniciativa da Sociedade Civil” ministrada pelo Dr. Fernando Regateiro, Presidente dos Hospitais da Universidade de Coimbra, a Presidente da Laço, Dra. Lynne Archibald, o Presidente da Europacolon, Dr. Vítor Neves, o Presidente da Pulmonale, Dr. Agostinho Matos Costa, o Dr. Carlos Oliveira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a actriz Manuela Maria e a cantora Nucha. Pela amplitude e gravidade do problema em termos de saúde pública, importa abordar aspectos que vão desde a educação e promoção da saúde, passando pelos programas de rastreio, diagnóstico, reabilitação e continuidade de cuidados em diferentes localizações geográficas e por múltiplos profissionais adequando-os às necessidades.

–> Setembro de 2010:  Participação na qualidade de Formadora na Formação; “Hipnose e Stress” na Escola Superior de Educação João de Deus, no dia 16 de Setembro – iniciativa “ Universidade de Verão – Mais um contributo para o seu Bem – Estar”. Participação nas formações; Técnicas de Relaxamento e Meditação” ministrada pelo Professor Joaquim Parra Marujo e “ Psico-Oncologia e Meditação” ministrada pelo Professor Joaquim Parra Marujo e a Dra. Rosário Bacalhau Psicóloga Clínica do IPOLFG, E.P.E.

–> Junho de 2010: Supervisora e Tradutora no Curso de Hipnose Clínica, nos dias 21, 22 e 23 de Junho de 2010, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

Supervisora e Tradutora no Curso de Terapia Regressiva (Técnicas Avançadas de Hipnoterapia), nos 24, 25 e 26 de Junho de 2010, ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque.

Participação na qualidade de Conferencista no 2º Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria – Mitos Envelhecidos do Envelhecimento: Do Culto do Corpo ao Embelezamento da Alma, realizado em Lisboa, pela Escola Superior de Educação João de Deus, no Museu João de Deus, nos dias 18, 19, e 20 de Junho. Comunicação Oral realizada; “À procura do sentido e enriquecimento da Alma através da Hipnose Clínica – Um estudo com Pacientes Oncológicos.” Neste Congresso também participei como tradutora na Comunicação Oral do Conferencista Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque. Comunicação realizada com demonstração; Hypnosis for reducing anxiety and fears.

–> Maio de 2010: Publicação de dois Projectos de Investigação no 12º Congresso Internacional da IPOS – 12th World Congress of Psycho-Oncology realizado na Cidade de Quebec no Canadá de 25 a 29 de Maio. “ Developing a sense of Meaning and Hope in Cancer Patients through Hypnosis” &  “Challenges in the Psychological Support of Palliative Patients in a Pain Clinic – Walking on Thin Ice” .

Atribuição de “ Certified Hypnotherapist” – Hipnoterapeuta Certificada pela Direcção daInternational Association of Counselors and Therapists” (Número de Registo nesta Associação, 052110-3028).

–> Abril de 2010: Tradutora e Supervisora na Formação com Certificação de Terapia Regressiva, Técnicas Avançadas de Hipnoterapia Intensiva ministrada por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque. Director do Holistic Healing Center em Nova Iorque e Presidente do Newton Institute.

–> Janeiro de 2010: entrevista à Enfermeira Maria Manuel Coelho Tomé sobre a utilização da Hipnose Clínica para o Controlo da Dor. Esta entrevista realizou-se na Clínica da Dor do IPOLFG, E.P.E., sendo depois apresentada na Palestra realizada no Anfiteatro sobre as terapias alternativas para o controlo da dor.

–> Julho de 2009: Aprofundamento em Hipnose Clínica; Curso de Formação no Processo Body Wisdom, promovido pela Serpessoa e ministrado por Paul Aurand, Mestre e Professor de Hipnoterapia na cidade de Nova Iorque. (Nesta formação fui também Tradutora). Esta formação intensiva de hipnoterapia interactiva teve como objectivo proporcionar os fundamentos principais da hipnose clínica e da terapia de Body Wisdom utilizando aulas teóricas e práticas que incorporaram demonstrações ao vivo e exercícios supervisionados e introduzindo os conceitos e as práticas de hipnoterapia interactiva. A metodologia básica e experiências clínicas foram exploradas e aplicadas.

–> Junho de 2009: Participação no 11º Congresso Internacional da IPOS – 11th World Congress of Psycho-Oncology realizado em Viena de Áustria, de 21 a 25 de Junho. Comunicações realizadas; “Quality of Life and Coping Strategies of Cancer Patients in a Multi-disciplinary Pain Clinic” & “Quality of Life and Coping Strategies of a Cancer Survivor in a Multi-disciplinary Pain Clinic”.

Participação no Workshop de Formação; Surviving our Patients: Helping the Clinician Weather the Hazards of Counseling / Psychotherapy”.

–> Maio 2009:  Acção de Formação “Como Transmitir Más Notícias em Saúde: Treino de Técnicas Comunicacionais”, pela Dra. Maria de Jesus Moura, Responsável pela Unidade Autónoma de Psicologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

–> Abril 2009: Participação e Comunicação Oral com o título “Qualidade de Vida e Estratégias de Coping em Pacientes Oncológicos” no 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa e apoiado pela International Society of Behavioral Medicine (I.S.B.M.). Este Congresso decorreu na Universidade do Minho. Participação na Conferência “ Stress and Subjective Health Complaints” dirigida pela Professora Hege Eriksen da Universidade de Bergen, Noruega e Presidente da I.S.B.M.

–> Janeiro 2009: Participação no Seminário e Workshop “ Using Creative Techniques in Psychotherapy” Intervenção Cognitivista-Construtivista com Crianças e Adolescentes, organizado pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas em que foi interveniente a Professora Tammie Ronen, Psicoterapeuta, Investigadora e Professora na Universidade de Telavive.

–> Dezembro 2008: Tradutora e participante no Curso Intensivo de Hipnose Clínica com Certificação Internacional [International Association of Counselors and Therapists] realizado por Paul Aurand, Director e Fundador do Holistic Healing Center em Nova York e Presidente do The Newton Institute.  “Perda de Peso; Cessão do Consumo de Tabaco; Introdução ao Processo da Sabedoria do Corpo; Redução do Stress; Redução e Controlo da Dor; Diálogo do Corpo; Intervenção da Cura; Técnicas de Libertação Emocional.”

–> Novembro 2008: Formadora no Programa de Formação de Voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro no Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil – Centro de Lisboa, com o tema; “Conversar sobre o cancro – quem receia a conversa?” os mitos acerca da palavra e o medo do nome. Aprendendo a desmistificar esta palavra.

–> Março 2007: Organização de Semana Temática sobre o Voluntariado com Crianças Hospitalizadas; “Projecto de criatividade com crianças com doença grave e as suas famílias” na Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.

Tradutora e participante no Workshop dirigido pelo Prof. Germain Lietaer, Universidade Católica de Leuven, “Openness, diversity and identity in person-centered/experiential psychotherapy: past present and future”.

–> Outubro 2006: Workshop dirigido pelo Prof. Dr. João Marques, Psiquiatra e Professor agregado da Universidade do Porto, “A abordagem Centrada na Pessoa enquanto matriz da Consulta Psicológica” incluindo palestra de Psicoterapia Integrativa dirigida pelo Prof. Dr. António Branco Vasco, Universidade de Lisboa.

–> Julho 2006: Workshop dirigido pelo Prof. Dr. Barrett-Lennard, Murdoch University, Western Australia, “Relationship foundations of person-centered practice”.