Tel: 96 239 3028
E-Mail: [email protected]
Consultas Online: Skype
Membro Efetivo Ordem dos Psicólogos Portugueses
Cédula Profissional Nº 13770
 

ALÍVIO E CONTROLO DA DOR

Através das técnicas cognitivo-comportamentais; utilizando o treino de relaxamento pelos seus efeitos directos na tensão existente na musculatura. Ao diminuir a hiperactividade muscular é possível diminuir o agravamento e manutenção da dor.

Dominar as técnicas de relaxamento profundo irá, só por si, produzir um alívio terapêutico. O seu corpo sentir-se-á melhor, os seus níveis de energia aumentarão, o seu sono melhorará, sentir-se-á mais repousado e irá viver uma maior paz interior. Ganhará a capacidade de controlar os sintomas de stresse e ansiedade quando eles surgirem e aprenderá a manter o seu organismo num equilíbrio estável.
Todos possuímos uma espantosa capacidade de influenciar e controlar os processos fisiológicos do nosso organismo. Temos é que recuperar essa capacidade com a prática.
Através do processo de Sabedoria do Corpo, poderá ligar-se ao seu interior e escutar. É uma técnica maravilhosa. É especialmente eficaz para que cada um se ligue ao seu sábio interior. É ideal para qualquer tipo de dor, quer física quer emocional. (poderá consultar o link sobre o processo de Sabedoria do Corpo para mais informação).

Através da programação de actividades, é possível quebrar o ciclo de redução de actividades e consequente sentimento de desespero e de perda de autonomia. O seu envolvimento em actividades promove o sentimento de que é capaz e de que pode controlar a sua vida. Através das estratégias psicológicas irá conseguir ultrapassar o medo que o domina.

A distracção pode reduzir a intensidade dolorosa ou aumentar a tolerância à dor, tornando-a menos incómoda.

As estratégias de confronto utilizadas nas sessões são destinadas a alterar as circunstâncias negativas relacionadas com a dor, reduzindo os seus efeitos nocivos e introduzindo formas alternativas de discurso interno negativo e derrotista.