Tel: 96 239 3028
E-Mail: [email protected]
Consultas Online: Skype
Membro Efetivo Ordem dos Psicólogos Portugueses
Cédula Profissional Nº 13770
 

OPINIÕES DOS MEUS PACIENTES

Dra. Teresa Soares Tupholme
Psicóloga Clínica
TM: 962393028
E-mail:[email protected]

Aqui podem ler algumas citações dos meus pacientes, são cartões e cartas que me foram enviadas durante o percurso do meu trabalho. Agradeço aos meus pacientes por me autorizarem a publicar as suas palavras, as quais valorizo muito.
Mais importante do que aquilo que poderei ter dado a estes pacientes foi aquilo que estes pacientes me deram. Estas pessoas tocaram-me e influenciaram de forma profunda a minha visão do indivíduo, da família e da comunidade.

Carta da Paciente Maria José

Agradeço do fundo do meu coração todo seu apoio e ajuda num momento da minha vida onde eu pensava que já não valia a pena tentar. A Dra. ajudou-me a superar os meus medos e traumas. Quando eu já não conseguia ver a luz, a Dra. ajudou-me a encontrá-la novamente e também a encontrar a paz interior que tanto me faltava….Através dos exercícios de relaxamento, não só confrontei os meus maiores medos mas também a paz interior que hoje me guia em tudo que faço. As sessões com a Dra. foram uma experiência profunda e potente pois comecei a conhecer-me melhor e estou a adorar a experiência! De facto a Dra. tinha toda a razão quando me dizia que todos nós temos que visitar a nós mesmos, pois descobri que dentro de nós estão as soluções para todos os nossos problemas. L.M.A.

Dra., quero agradecer-lhe por ter sido tão amável, atenciosa e maravilhosa! O que mais me ajudou nas sessões que tive com a Dra., foi a sua aceitação completa, nas nossas sessões, nunca, me senti julgada pela Dra. e isso foi o essencial para eu sentir que podia confiar inteiramente na Dra. e não ter receios de falar dos meus segredos mais íntimos, aqueles segredos que no fim só me prendiam e me pesavam…Foi a primeira pessoa na minha vida que me deu a oportunidade de ser mesmo autêntica e transparente! Eu já estava farta de ter que usar uma mascara no meu dia-a-dia, consegui tirá-la para ser a pessoa que verdadeiramente sou. Pela primeira vez na minha vida, sinto que estou a conduzir o meu próprio destino, descobrindo as minhas próprias energias e os meus próprios desejos. Obrigada pela sua compreensão e aceitação incondicional. J.M.O.

Agradeço-lhe por me ter ajudado a ultrapassar os meus ataques de pânico. Eu sentia-me sufocada e os ataques de pânico condicionavam completamente a minha qualidade de vida. Cheguei ao ponto de não conseguir sair de casa sozinha! A Dra. apareceu na minha vida quando eu já não tinha mais esperança. À medida que comecei a trabalhar com os meus receios e através dos exercícios de respiração e relaxamento, ganhei uma nova esperança. Descobri também que para se encontrar essa esperança é necessário ir além do nosso desespero. Hoje, estou mais atento ao meu corpo e às mensagens que ele me traz. Quando sinto que estou mais stressada ou nervosa faço uma pausa e tento fazer exercícios de respiração para acalmar a minha mente. Estou mais confiante, mais paciente e aprendi que a paciência torna mais leve o que a aflição não pode curar. Agradeço-lhe também por me ter ajudado a viver a minha vida um dia de cada vez e a apreciar mais todos os momentos. M.R.S.

Esta pequena mensagem é só para lhe agradecer tudo o que tem feito por mim. A Dra. tem o dom de escutar verdadeiramente e sempre com empatia. Ao longo das sessões que tive com a Dra. descobri que tenho opções e mesmo perante uma situação muito difícil posso escolher o melhor caminho. Contactei a Dra. num tempo muito vulnerável da minha vida e comecei a valorizar a mim próprio e a ter maior auto-respeito. Aprendi a reconhecer que merecia muito melhor! A sua atitude e abordagem comigo foi o que eu precisava para começar a viver a minha própria vida e deixar de viver a vida dos outros. Hoje sou mais pró-activo com a minha vida e não espero para que as circunstâncias ou pessoas criem as minhas perspectivas e experiências. Pela primeira vez na minha vida estou a trabalhar por conta própria, e adoro o meu trabalho. Aprendi o que é ter paixão na vida e que os nossos pensamentos e a nossa imaginação são os únicos limites reais para as nossas possibilidades. R.J.A.

Dra. é extremamente importante para mim que saiba que tem contribuído muito para a minha experiência e crescimento interior. Graças ao nosso trabalho, sinto-me mais confiante, o meu relacionamento com o meu esposo também mudou e a minha vida está melhor. Hoje consigo ver as coisas de uma perspectiva diferente e quero lhe agradecer por todo apoio que me deu numa fase da minha vida onde me sentia só e desesperada. A Dra. ajudou-me a superar a minha depressão e a confrontar os meus maiores receios. Ajudou-me quando eu mais precisei de alguém que me deixasse ser completamente autêntica e teve uma atitude muito afectiva e compreensiva de tudo que eu estava a passar, foi quase como se tivesse entrado para no meu mundo interior para compreender o meu sofrimento. Nunca poderei esquecer as nossas sessões pois foram o começa da minha viagem de auto-descoberta. Acho que pela primeira vez estou a ver com os meus próprios olhos e a sentir com o meu próprio coração! J.M.S

Sempre fui uma pessoa que se preocupava constantemente. Através das consultas com a Dra. descobri que eram as minhas crenças e atitudes que provocavam e mantinham a minha ansiedade. No decurso das sessões de terapia consegui mudar algumas crenças prejudiciais, as quais também exacerbavam as minhas preocupações. Também aprendi a gerir melhor o meu tempo e as minhas emoções. Mas acho que foi mais a minha capacidade de “abertura completa” com a Dra. que me ajudou a ultrapassar as minhas limitações e preocupações. O facto de eu me sentir à vontade com a Dra. foi crucial para mim, pois fui completamente sincero a aberto nas sessões, não deixei nada por dizer e isso deu-me uma liberdade enorme! Fiquei “mais leve” e senti uma libertação emocional total! A.D.S.

Foi a expressão livre das minhas emoções que me acalmou e tranquilizou. A Dra. também me ajudou a resolver assuntos que ficaram por resolver entre eu e a minha mãe. Naquele dia em que confrontei a minha mãe no seu consultório, a sensação de “leveza” que senti no fim, foi quase indescritível! Para mim, foi um grande alívio, quase como se tivessem tirado um peso enorme de cima das minhas costas! E agora estou mais calma, porque, pela primeira vez, consegui compreender as reacções da minha mãe face à sua doença, e isto tem me ajudado na minha própria recuperação; dá-me força para resistir às minhas dúvidas e confrontar esta doença com o espírito de luta e coragem que ela me ensinou. Obrigada Dra. por me ajudar a sentir mais preparada para aceitar este desafio e assumir um papel preponderante no decurso da minha doença. F.S.

Agradeço-lhe do fundo do meu coração por me ter ajudado a expressar as minhas emoções mais profundas numa fase da minha vida muito dolorosa. Acho que a necessidade de sentir a dor através do choro é bastante humana e fez-me bem chorar nas nossas sessões. Aprendi que é depois de se desabafar através das lágrimas, que se encontra alívio e clareza de espírito para prosseguir e confrontar o dia a dia, ou seja, o futuro. Fiquei mais sintonizada com as minhas emoções. Houve uma libertação saudável do interior para o exterior! J.M.O.

Obrigada Dra! Ajudou-me a pensar no momento do presente e deixar o futuro por enquanto, porque ninguém sabe o dia de amanhã, e ao pensar nisso só ficamos mais ansiosos. Hoje, estou mais calma e decidi adoptar o lema de “ um dia de cada vez” em vez de me empenhar em grandes planos para longo prazo…A verdade é que eu costumava passar tanto tempo a planear o dia de amanhã que me esquecia de viver ao máximo o dia de hoje! Também aprendi que é melhor deixar as coisas andar à sua maneira. Não ficar nervosa por coisas que não valem a pena…Eu já tive tantos problemas que este é do mal, o menos. O que interessa é viver bem com a minha família e viver o melhor possível. A.B.P.

Quero lhe agradecer por me incentivar para nunca desistir face aos desafios ou obstáculos. Através da sua ajuda e especialmente nesta fase mais difícil dos tratamentos, tive oportunidade de me conhecer melhor, e consegui perceber que tenho capacidades de controlar tudo isto…Acho que podemos controlar muitos dos efeitos secundários dos tratamentos. Da mesma forma que tive de aprender a viver com a minha ansiedade, também aprendi a viver com o cansaço e a fraqueza, atribuindo-lhes um significado diferente… Assim, consegui suportá-los melhor…E toda a sua ajuda e a minha força de vontade foram determinantes para ultrapassar esta fase difícil. A.L.B.

Através das consultas que tive com a Dra. e os treinos de relaxamento que comecei a implementar no meu dia-a-dia aprendi que a nossa mente tem potencialidades que nós nem imaginamos! Além dos dois ansiolíticos que tomava para diminuir as crises de ansiedade e tensão, tomava também um anti-depressivo para me ajudar a ultrapassar uma crise familiar. Mas, nem os ansiolíticos nem o anti-depressivo me trouxeram felicidade. Hoje já não tomo qualquer medicamento e sinto-me feliz, mais equilibrado e realizado! Graças às sessões com a Dra. comecei a confrontar e a resolver os conflitos que existiam dentro de mim. Ao longo do meu percurso descobri que tinha muitas fronteiras na minha mente e aprendi a confrontá-las e a descodificá-las para então encontrar o meu verdadeiro potencial! Não tenho dúvida que a sua empatia e consideração incondicional durante o percurso do nosso trabalho juntos ajudaram-me a crescer como pessoa. M.D.G.